“
A comercialização de produtos com certificado Halal movimentou, em 2010, mais de 2,1 trilhões de dólares e tem previsão de crescimento superior a 15% este ano, graças a 1,8 bilhão de consumidores em todo o mundo. O setor alimentício foi responsável por mais de 25% desse mercado, registrando 578 bilhões de dólares. Boa parte dessa parcela é decorrente de exportações brasileiras.
Com o incremento, novas ideias e oportunidades surgem para empresas brasileiras. Mais de 45% da carne de frango exportada pelo Brasil, no ano passado, foi embarcada para o Norte da África, Turquia, além de Europa e América do Norte. O mesmo vale para a carne bovina, que, de acordo com a Agência de Notícias Brasil-Árabe, registrou avanço das exportações para o Oriente Médio de 94%, entre janeiro e novembro de 2010. Os países árabes representam 18% do consumo mundial. Algumas regiões despontam como novos territórios de oportunidades, com porcentagens de consumidores em potencial dentre os muçulmanos. Casos da Índia e do Paquistão, que concentram 25%, Norte da África, mais de 20%, e Sudoeste da Ásia, com foco na Indonésia e Malásia, 30%.
O mercado interno brasileiro de consumo Halal ainda é incipiente. Redes de mercados comercializam poucas opções de produtos, pois quase tudo é exportado. Com mais de 12 milhões de árabes, a venda interna é uma maneira de ampliar os negócios e as oportunidades. Um imenso mercado ao alcance de empresas que tenham produtos com Selo Halal.
A importância do mercado Halal no mundo chamou a atenção de grandes instituições e países que, nos últimos anos, realizam fóruns para discutir e debater sobre o tema Halal em seus mais variados setores. e aprimorar o desenvolvimento de novos produtos além de favorecer as economicas locais.
“
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.